![]() |
| http://itavanzi.org.br/wp-content/uploads/2013/04/tecnologia-e-arte.jpg |
Tecnologia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
< http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia> Acessado em 03/12/2013.
Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
- As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
- As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
- Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia espacial);
- A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
- O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura, etc.
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, assim como filosóficas e sociológicas, já que tecnologia pode ser vista como uma atividade que forma ou modifica a cultura.
Existe um equilíbrio grande entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial:
a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o
resultado final é um produto mais "barato?" e com "maior qualidade?".
As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição
que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível.
Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das
máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominamos desemprego estrutural.
História da tecnologia
A história da tecnologia é quase tão antiga quanto à história da humanidade,
que se segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas
de caça e de proteção. A história da tecnologia tem, consequentemente,
embutida a cronologia do uso dos recursos naturais,
porque, para serem criadas, todas as ferramentas necessitaram, antes de
qualquer coisa, do uso de um recurso natural adequado. A história da
tecnologia segue uma progressão das ferramentas simples e das fontes de energia simples às ferramentas complexas e das fontes de energia complexas, como segue:
As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples. Os processos mais antigos, tais como arte rupestre e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e a roda, são meios simples para a conversão de materiais brutos e "crus" em produtos úteis. Os antropólogos descobriram muitas casas e ferramentas humanas feitas diretamente a partir dos recursos naturais.
A descoberta e o consequente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnológica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o aproveitamento dos recursos naturais que necessitam do calor para serem úteis. A madeira e o carvão de lenha estão entre os primeiros materiais usados como combustível. A madeira, a argila e a rocha (tal como a pedra calcária)
estavam entre os materiais mais adiantados a serem tratados pelo fogo,
para fazer as armas, cerâmica, tijolos e cimento, entre outros
materiais. As melhorias continuaram com a fornalha, que permitiu a
habilidade de derreter e forjar o metal (tal como o cobre, 8000 a.C.), e eventualmente a descoberta das ligas, tais como o bronze (4000 a.C.). Os primeiros usos do ferro e do aço datam de 1400 a.C..
Nos tempos atuais, os denominados sistemas digitais
tem ganhado cada vez mais espaço entre as inovações tecnológicas.
Grande parte dos instrumentos tecnológicos de hoje envolvem sistemas
digitais, principalmente no caso dos computadores.
DIANTE A AMPLITUDE DO ASSUNTO
ESPERAMOS A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE .

Nenhum comentário:
Postar um comentário